Páginas

Paul Morphy - A Genialidade no Xadrez

quarta-feira, 5 de outubro de 2011




Um dos vicio mais gostosos da vida é o hábito da leitura, adoro comprar, presentear e ler livros, de filosofia, matemática, budismo, Direito. Mas os que dão maior prazer sem duvidas são os livros sobre xadrez, desde 2008 quando voltei a jogar com regularidade, já comprei vários.

Neste post, quero fazer propaganda de um que vou comprar nos próximos dias do Autor: Luiz Roberto da Costa Jr, li por sinal o pdf com algumas paginas, ele fiquei encantado com o jeito de escrever dele, leve e bastante informativo. Eu sou um apaixonado pelos mates do Paul Morphy(vide os posts: Mate de Morphy, Paul Morphy ataca de novo! e apreendi muita coisa com este livro da EDITORA CIÊNCIA MODERNA - vide: http://goo.gl/FIVtn



Resenha:

Paul Morphy nasceu em Nova Orleans, em Louisiana. O xadrez e a música promoviam uma atmosfera cultural importante ao jovem Morphy na residência da família aos domingos. Reconhecido como garoto prodígio e fluente em inglês, francês, alemão e espanhol, Morphy foi se transformando no jogador de xadrez mais erudito de sua época. Em 1857, o Primeiro Congresso Americano foi realizado em Nova Iorque com os 16 melhores jogadores disputando matches eliminatórios. Morphy venceu os 4 matches e se tornou campeão dos Estados Unidos. Em 1858, Morphy seguiu para a Europa, onde jogou e venceu vários matches na Inglaterra e na França. Em 1859, Morphy retornou para os Estados Unidos. Ele foi homenageado e reconhecido como campeão do mundo tanto na Europa como nos Estados Unidos.
Morphy tinha um estilo de sacrificar material para ganhar tempo de desenvolvimento e jogar de maneira dinâmica as posições. Ele tinha um senso de posição e entendia a importância da harmonia das peças. A análise e o estudo de suas partidas ajudam a entender três princípios principais na abertura: 1) o rápido desenvolvimento das peças; 2) o domínio do centro; 3) a abertura de linhas..

Sobre o autor:

Luiz Roberto da Costa Júnior é Bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas (Unicamp). Escreveu dezenas de artigos em português, espanhol e inglês para diversas revistas de xadrez. Principal analista e teórico de aberturas no xadrez brasileiro, ele é também colaborador do Chess Informant (Informador) desde 1986 e correspondente Latino-Americano do diário Chess Today desde 2003.

Parabéns ao autor e a Editora LCM pela oportunidade de colocar nas nossas mãos este e muitos outros livros fantásticos.

0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?