Páginas

Mate de Morphy

segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Muitos poucos jogadores de xadrez deixaram uma marca tão profunda na história do xadrez como Paul Morphy (1837-1884). Apesar de sua breve carreira no xadrez, Morphy conhecido por seu brilhantismo na tabuleiro, pela beleza de muitas de suas jogadas, e para demonstram um estilo romântico com base em princípios de desenvolvimento atuais, bem avançados para a sua época.
Em suma, Morphy era um especialista em ativar suas peças e desenvolve-las para atacar o rei.
Como seria de esperar, este excelente jogador enriqueceu o nobre arte de caíssa, elevando seu nome a um dos mais bonitos esquemas de mate. Mate de Morphy.
O primeiro diagrama contém o esboço básico do mate de Morphy. Como você pode ver, o bispo controla a casa de fuga do rei e este é um esquema muito semelhante ao mate pelo corredor.


O exemplo a seguir mostra uma aplicação típica do Mate de Morphy, uma combinação simples que se desenvolve como se segue: 1. Dxf6! Qxf6! gxf6 2. gxf6 2. Ah6+ Rg8 3. BH6 + Kg8 3. Te8++. Re8 + +. Obviamente Negro poderia ter evitado mate de Morphy, mas depois eles ficariam com um peça a menos, sem qualquer compensação.

Agora algumas partidas de Paul Morphy num arquivo zipado, as partidas estão em formato pgn, que podem ser baixada e visualizadas para estudo: AQUI. Um excelente programa para visualizar e guardar partidas de xadrez, além de gratuito é o scid, tem versões para windows e GNU/LINUX: http://scid.sourceforge.net/








Ou ainda visualizadas abaixo, são 211 partidas de encher os olhos!



2 comentários:

Peterson Alan Boll disse...

Só com essas 211 partidas, já tenho um excelente material para meus estudos e tentar aprimorar o meu fraco xadrez.

Muito Obrigado!

Welton disse...

Obrigado pelo comentário, um dos objetivos do blog e levar um pouco de aprimoramento(estudo) para os visitantes, conhecimento compartilhado e conhecimento aprimorado!

Um abraço

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?