Páginas

Grand Slam de Xadrez - Bilbao - Primeiro Dia

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Vasily Ivanchuk o ucraniano deu um grande passo para conquistar o título IV Grand Slam de Xadrez de 2011, que começou esta tarde, no átrio central da Corn Exchange Bilbao, após sua vitória sobre Nipo-Americano Hikaru Nakamura. A vitória deu uma clara vantagem na classificação após soma das rodadas São Paulo, nos outros dois jogos foram empates, Magnus Carlsen e Viswanathan Anand e o outro, Francisco Vallejo e Levon Aronian.


No primeiro jogo entre o ucraniano Vassily Ivanchuck e Hikaru Nakamura, foi jogada uma siciliana Defesa Paulsen. Ivanchuk jogou com muita criatividade nos primeiros movimentos, sacrificando a integridade de sua Dama, em troca de um bispo de casas negra que era muito poderoso na posição. O jogo seguiu numa crescente tensão no flanco do Rei. Finalmente, o ataque terminou de forma brilhante, marcando o jogo como melhor da rodada.


O jogo mais esperado da segunda e última rodada do Grand Slam, o atual número 1 do ranking, Magnus Carlsen (branco) e atual campeão mundial Viswanathan Anand (preto) resultou em um empate.


No jogo que o atual número 1 e 2 do mundo, norueguês Carlsen e o indiano e Anand, campeão mundial, com Negro, optou por uma defesa Nimzo indiano, conhecido por sua resistência. A posição foi bastante simplificada. O negro tinham alguma iniciativa em troca de um melhor perspectivas de longo prazo Carlsen no flanco do Rei. Anand defendeu feroz e se livrando de suas fraquezas no flanco do Rei.


No terceiro jogo, o espanhol Paco Vallejo enfrentou o campeão do Grand Slam de 2009 Levon Aronian. Jogaram ambiciosa na abertura, jogada No Aberto de Acropolis/Atenas (mulheres) Baloutsou, Vasiliki - Krivec, Jana 0-1. Paco Vallejo obteve uma posição com uma grande vantagem, mas no momento de transformar numa vitória, entrou em uma posição muito difícil e complicada, em contra partida. Posição Vallejo sempre me pareceu melhor, mas, Levon sem defendeu e consegui reverter numa a igualdade, e por conseguinte uma empate.

Link para as partidas em formato pgn, aqui



0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?