Páginas

Motivos Geométricos.(Regra do quadrado)

quarta-feira, 11 de maio de 2011


As formas geométricas no Xadrez podem ser vistas numa olhada no tabuleiro. 64 casas formam um quadrado. Cortado por linhas e colunas que formam retas. Diagonais cortam todo o tabuleiro. Muito veremos adiante sobre formas geométricas. Mas alertaremos sua atenção, já que a coincidência de ataque de peças a determinadas casas ou mesmo peças constituem uma das formas mais simples de descobrir complicadas combinações. Até o cavalo que anda em 'L' nas combinações necessita uma disposição geómetrica das casas atacadas.
A posição da esquerda é de um manuscrito latino do século XIII, cujo autor se esconde atráz do pseudônimo "Cidadão Bolonhez". A situação é difícil o negro ameaça capturar uma torre ou dar Mate na última fila. A partida seguiu 1.Th5! Agora é o branco quem faz um ataque duplo. Ameaça a torre de h1 e Mate com 2.Ta6# Seguiu 1....Txh5 2. Ta6+ Rd5 3.Ta5 e as brancas ganham.

Este é um problema de A.Troitzky. O branco quer colocar o rei e a dama negros numa mesma linha para aplicar um ataque duplo ganhando a dama. Ele jogou 1.Bh7+! Rd4, o branco ganharia com qualquer outra jogada do negro.2. Db4+ Aonde o rei negro joga? Não pode voltar a coluna 'e' devido a De1+ ganhando a dama. Sobra a casa d5. 2...Rd5 Atento aos motivos geométricos o branco joga 3.Bg8+! Agora a dama negra esta perdida em qualquer variante.Por ex.
1) 3...Dxg8 4.Db3+
2) 3... Rc6 4.Da4+
3) 3... Re5 4.De1+

Esquerda: Mequinho x Tan, Petropólis, 1973 Mequinho melhor jogado brasileiro das décadas 1960 e 1970,atraiu o rei e dama adversários para uma mesma fila com dois sensacionais sacrifícios. 1.Bxf7+! Rxf7 2. Txc7+! Dxc7 Agora é só aplicar o duplo 3.Dh7+ Rf6 4.Dxc7 O branco ganhou.


Direita: A partida é empate. Mas seguiu 1...Dd6+ 2.Dc5 Dxc5?? O branco ganha porque o rei negro está na mesma diagonal que o peão branco vai promover. Por ex 3.Rxc5 h5 4.a4 h4 5.a5 h3 6.a6 h2 7.a7 h1=D 8.a8=D+ Re3 9.Dxh1



A regra do quadrado é uma forma de calcularmos em segundos se o peão promoverá ou será capturado pelo rei. Ela é muito simples fazemos um quadrado da casa que o peão está até a casa que ele promove. No caso da figura ao lado um quadrado de 6 casas. 6 casas até a promoção e 6 casas a esquerda até que se forme um quadrado. Se o rei entrar no quadrado ele alcança o peão e empata, caso contrário o peão promove. Na figura ao lado se o branco mover ele ganha. Repare que depois do lance negro fazendo um novo quadrado o rei negro ainda está de fora dele. Caso seja a vez do negro ele entra no quadrado e consegue capturar o peão.



FONTE: http://bbs.metalink.com.br/~lapertosa/iniciante14.htm

0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?