Páginas

Tutorial Scid - Repertório de aberturas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Prezados amigos, começo a postar no meu blog somente agora, pois, estou estudando muito para concurso. Tive que deixar os prazeres de lado, mas de vez em guando jogo um torneio no FICS ou ainda pelo email no site chess.com.
Não tenho muito tempo, por isso, traduzi um tutorial sobre o SCID, um programa para Linux, Windows e Mac, que além de tudo é gratuito. Não gosto de piratear software por isso indico para que que ter um gerenciador de partidas de xadrez espetacular que não fica a dever em nada para os seu irmãos pagos: ChessBase e Chess Assistent.

I - Guia de Conteúdo

Eu suponho que você já tem pelo menos uma abertura predileta de branco e uma resposta como as pretas contra pelo menos 1.e4 e 1.d4. Agora você precisa perguntar a si mesmo "após a 2 ou 3 primeiros movimentos óbvio, o próximo passo que devo usar? " Não existe uma resposta perfeita, mas uma que funcionou para mim é a busca de um GM que usa a mesma abertura que você.

Sua primeira parada deve ser chessgames.com. Ele terá todos os jogos até a data de seu GM favoritos. Se você não tiver uma conta premium lá, porém, você não pode baixar PGN, mas pelo menos você pode encontrar os mais recentes acontecimentos onde o GM jogou e encontrar estes eventos no google (a maioria deles tem um site oficial) e baixar o PGN é de graça .

Agora que você tem um monte de jogos com seu ídolo, você precisa organizá-las em um banco de dados. Este é o lugar onde SCID vem a calhar.

II - Organizar jogos com SCID

Abra SCID e criar um novo banco de dados (arquivo com extensão. Si4) usando o menu Arquivo-> Novo ..



Agora você tem um novo banco de dados vazio. Primeiro escolha o menu Arquivo-> Abrir e selecione um dos PGN é que você baixou e vá ao menu Windows-> Database Switcher (Ctrl + D). Esta nova janela ajuda a organizar seus bancos de dados abertos simplesmente como mostrado abaixo.





Clipbase é um banco de dados temporário sempre presente na SCID onde você pode colocar qualquer jogo temporária ou mover de um lugar para outro e filtrá-los.

2: Kasparov_ é seu novo banco de dados (deve conter 0 jogos para o momento)

1: Kasparov.pgn é o PGN que você acabou de abrir.

Selecione o jogo PGN / banco de dados e arraste e solte-o dentro do banco de dados clipbase.
Os jogos na PGN agora são copiados temporariamente para clipbase. (agora você pode fechar essa PGN com um close botão direito do mouse>)

Queremos agora este filtro jogos pela cor do jogador, data e colocá-los em nosso banco de dados livre. Vamos dizer que queremos Kasparov jogando como branco entre janeiro de 1999 e dezembro de 2005. Abra o menu Procurar-> Cabeçalho (Ctrl + Shift + H) e digite os valores necessários:




Pressione o botão "Procurar" e depois "Fechar" a janela de busca e você terá um banco de dados clipbase filtrado como você deseja. Agora, arraste e solte-o dentro de seu novo banco de dados (aqui 2: Kasparov) e pronto! Você tem um banco de dados kasparov filtrada. (não é preciso salvá-lo, é feito automaticamente quando você sair SCID). Você pode clicar com o botão direito e escolha Clipbase "clipbase vazio" se for necessário.

Repita essas etapas para todos os PGN Kasparov da mesma categoria (abertura) que pretende estudar.

III - Escolha as suas linhas principais

Idealmente, você quer jogar com a variação percentual mais vencer.
Encontrar essa informação é feito através da janela de uma grande árvore. Primeiro, vá ao menu de base Open File-> como árvore ... e escolher o seu banco de dados Kasparov abertura branco. Isto irá abrir uma nova "árvore" janela com uma lista de movimentos ea porcentagem de pontuação.




Eu estou supondo que você quer uma abertura 1.e4 (inocente) de modo que você pode clicar na linha 2! (no banco de dados acima)
A mudança vai ser jogado na placa e a lista de próximos movimentos possíveis atualizou na janela de árvore. Digamos que você deseja responder Kasparov a uma defesa siciliana, clique na linha com o movimento c5 e você vai ver o que Kasparov jogou mais. Continue assim até encontrar as respostas que você procura!

IV - Seu repertório SCID

Como veremos mais tarde, ChessPositionTrainer é excelente para treinar e aprender a sua velocidade de abertura e suas variações lance por lance. Um repertório SCID incide mais sobre as posições resultantes da abertura que você escolher.

Você não pode querer criar um repertório SCID até que você aprendeu perfeitamente o seu movimento pelo movimento aberturas de estimação. Eu uso esse recurso como uma ferramenta de análise de meio jogo e, eventualmente, mudar meus movimentos de abertura, se eu não quero chegar a qualquer da posição no repertório.

Aqui é como criar um repertório.
Com a janela aberta árvore e os movimentos de abertura desejado jogado na placa, vá ao menu editor Repertório Windows-> (Ctrl + Shift + R) e na janela que abrir, selecione Editar-> Adicionar grupo para adicionar a posição actual até ao repertório. (depois Arquivo-> Salvar na pasta de repertório)



Agora cada vez que você abrir seu repertório, ao clicar em um grupo vai mostrar a posição no tabuleiro. Isto torna mais fácil para você escolher entre diferentes posições (que você quer ou não chegar) e alterar seus movimentos de abertura nesse sentido. Embora esta seja uma ferramenta valiosa, eu não iria usá-lo primeiro como uma abertura ferramenta de aprendizagem. É mais uma ferramenta de análise para guardar para mais tarde. Sinta-se livre para explorar a linha de adicionar, excluir linhas e outras características.

V - Chess Position Trainer (CPT)

Não há muito a dizer sobre este. É bom, extremamente simples e quando você escolheu o sua abertura prefeirda e entrou SCID-los manualmente no CPT, usando a ferramenta de treinamento diário a alguns minutos vai fazer você aprender com força a abertura.

Em algum momento você não vai precisar mais dele, e você será capaz de se concentrar na SCID repertório e banco de dados da árvore para melhorar a sua abertura vão para o jogo meio que você gosta, até optar por aprender uma nova abertura.

Esta parte, embora menor do que os outros não é menos importante.
Ele desempenha um papel essencial na aprendizagem dos principais movimentos de abertura e modo de treino deve ser utilizado pelo menos uma vez por semana! caso contrário você acaba com um banco de dados de abertura inútil e limitada.

VI - Ferramentas úteis Abertura em SCID

O Relatório de Abertura
Quando você abre um banco de dados (banco de dados grande é melhor), como árvore e fazer alguns movimentos (abertura de seu animal de estimação, por exemplo), você pode ir ao menu Ferramentas-Abertura> Relatório (Ctrl + Shift + S) para abrir uma aba com novo relatório um monte de informações úteis sobre esta abertura. Os mais notáveis são:

Move-ordens atingir a posição relatório. Digamos que você jogar a defesa francesa, utilizando a ferramenta Relatório de abertura irá mostrar-lhe que a posição francesa-Type pode ser alcançado através 1.d4 abertura!

Temas-posicional
Se os resultados em um roque pequeno peão, peão isolado tempestade, arquivo, abra ... etc (Interessante para a análise do jogo no meio, assim)

-Finais
Se você gosta endgames torre, essa ferramenta irá mostrar-lhe se a sua abertura, muitas vezes resultado neste tipo de endgame!

A janela de estatisticas
Menu Windows> Estatísticas irá mostrar-lhe como sua abertura realiza em percentagem de vitória / perda / desenhar em seu banco de dados.

Apesar de um pouco assustador, SCID é uma mina de ouro para a melhoria de xadrez.
Eu acho que você tem todas as ferramentas na mão. Prática você vai chegar lá.
Eu deixo você explorar SCID ferramenta de treinamento tático e características do motor por vós mesmos.

FONTE: http://blog.chess.com/repecmps/the-best-tools-to-create-an-opening-repertoire-100-free

0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?