Páginas

Aaron Nimzowitsch

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


Aaron Nimzowitsch (Ārons Ņimcovičs), (Riga, Letônia, 7 de novembro de 1886 — Dinamarca, 16 de março de 1935) foi um Grande Mestre de enxadrismo e um autor muito influente. Ele foi um dos fundadores do movimento hipermoderno.
Aron Nimzowitsch, filho de uma bem-sucedida de família judia. Foi o pai que lhe ensinou o jogo de xadrez, e Nimzowitsch jogadando com paixão e um certo sucesso de sua primeira infância.
Nimzowitsch foi para a Alemanha em 1904 para estudar filosofia, mas logo a Arte de Caissa lançará o seu feitiço sobre ele. Aron Nimzowitsch participa do Hauptturnier Coburg, em 1904, ganhando Neumann, Spielmann, Lange, Post, Möwig, Balla, Johner, Nyholm, Schneider e Rausch, dando o início de longa e gloriosa carreira como jogador de xadrez profissional, que durou mais de 30 anos.

Aron Nimzowitsch foi o fundador da hipermodernismo. Ele foi um renovador, e ele queria ser reconhecido como tal. Ele exigiu que o mundo do xadrez devesse reconhecer o seu sistema como uma melhoria no estilo atual.
Mas o mundo do xadrez da epóca viu o recém-chegado com bons olhos, principalmente os jogadores da velha Escola Tarrasch, e eles não podiam ver qualquer o novo método, e eles não queria vê-lo também. Alegaram que os jogos Nimzowitsch eram peculiares, e seu estilo bizarro.

Em 1922 Nimzowitsch resolveu mudar-se para Copenhague para viver o resto de seu vida. Nimzowitsch, acima de tudo adorava ser professor de xadrez Dinamarca, e nós devemos-lhe graças pelo que ele fez.

Nimzowitsch nunca conseguiu obter um título mundial. Ele teve a má sorte de atingir o seu pico no mesmo período que Alekhine, que garantiu um jogo contra Capablanca e ganhou. Duvido que, apesar de seu gênio, que Nimzowitsch poderia ter feito o mesmo, mas como um professor, ele foi o campeão do mundo.

Aqui você poderá baixar partidas do mesmo, num total de: 512 partidas selecionadas.

0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?