Páginas

Dica de leitura: Psicologia e Xadrez - Julio Lapertosa

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Psicologia e Xadrez

Hoje, tive a felicidade de receber um email do amigo Henrique Marinho um das pessoas que mais admiro no Xadrez Brasileiro, sobre outro grande nome; JULIO LAPERTOSA, pessoa que sempre esta nos meus post pela sua facilidade didática em ensinar xadrez até para o mais empedernido capivara.

A dica de leitura é o seu novo lançamento pela editora LCM - www.lcm.com.br

Acredito que seje um livro sensacional, e já fiz a compra no site da editora. Eu já tinha lido um livro sobre o mesmo tema mas em espanhol "PSICOLOGIA EM AJEDREZ - Nikolai Krogius", Grande Mestre e Doutor em psicologia Argentino se não me falhe a memória, mas não gostei muito na época vou aproveitar e le-lô novamente enquanto aguardo a entrega do livro do Júlio. Agora vamos aos detalhes do livro:  Psicologia e Xadrez - Julio Lapertosa.

Resenha: Como a psicologia cognitiva explica o sucesso de jogadores de Xadrez em concursos e testes para empresas? No raciocínio, concentração, atenção? Qual a relação entre Psicologia do desenvolvimento e Xadrez? Piaget sinalizou sobre a importância do envolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Seria o Xadrez uma ferramenta útil na pedagogia? Técnicas da neurociência podem ser avaliadas através do jogo de Xadrez? Como a inteligência emocional pode ser usada para transferir o desempenho do jogo de xadrez a outras áreas? O Xadrez retarda problemas cognitivos da terceira idade? O que Psicanálise e Xadrez podem ter em comum?
Neste ensaio veremos o jogo de Xadrez através de diversas correntes psicológicas. Com exemplos e desafios concretos usando peças e tabuleiro de Xadrez veremos este jogo milenar por um ângulo diferente.

Autor: Julio Lapertosa é praticante do jogo de Xadrez há mais de 40 anos e ensina pessoas de todas as idades há mais de 20 anos. Atua como jogador, árbitro, professor, treinador no Xadrez. Foi Secretário Geral da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, e atualmente é Vice -Presidente de Xadrez Escolar da CBX. Como Psicólogo teve a oportunidade de enlaçar Xadrez e Psicologia, tese que desenvolveu em sua vida acadêmica. 


Google Maps: goo.gl/rmg95 -->> Endereço da Casa do Xadrez - Reduto-mor do xadrez em Belo Horizonte!


Parabéns a Editora Ciência Moderna pelo lançamento e pelos excepcionais livros, um abraço fraternal a toda equipe e super abraço, minha admiração ao Autor Julio Lapertosa.

Dica de livro:

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A dica de livro desta semana, mais um excelente livro do mestre do xadrez e da arte de ensinar xadrez: Duelos de Xadrez - Yasser Seirawan(Quatro vezes campeão de xadrez dos Estados Unidos, Yasser Seirawan é autor de vários livros sobre enxadrismo.) - da Editora PENSO - Grupo A.

Resumo: Nesta obra, Seirawan descreve e analisa com profundidade seus memoráveis encontros – tanto célebres vitórias quanto dolorosas derrotas – com os melhores enxadristas dos últimos 50 anos. Durante o período que enfrentou esses campeões, Seirawan também manteve-se envolvido em atividades ligadas ao xadrez fora do tabuleiro, fato que o colocou em contato pessoal com muitos deles. O livro é resultado dessas relações e reconta muitas histórias envolvendo esses gigantes do esporte.


Tradução:
Daniel Bueno.
Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição:
Ronald Otto Hillbrecht, vice-Presidente da Federação Gaúcha de Xadrez (2002-2003).

No site tem primeiro capitulo para download grátis, nas tem que cadastrar:
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/143/146/6827/6828/0/duelos-de-xadrez.aspx#




Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?